Palestrantes 2013

Adone Agnolin

Professor da USP, graduado em filosofia e especializado e em história das religiões pela Università degli Studi di Padova, Itália. Doutor em Sociologia e pós doutor em História Social pela Universidade de São Paulo(USP). O professor atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contra-Reforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica. Autor, entre outros livros, de: “ Jesuítas e Selvagens: a Negociação da Fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (séc. XVI-XVII)”.(2011)

Almir Diniz

Historiador e professor da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Graduação em História pela Universidade de Brasília(1987), especialização em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas(1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atua principalmente nos seguintes temas: história indígena, Inquisição na Amazônia Portuguesa, Colonização Portuguesa na Amazônia, História da Inquisição Portuguesa, História Cultural da Amazônia Colonial e História Colonial da Amazônia. Autor do livro:  A Amazônia dos viajantes: história e ciência(2011)”

Bartira Ferraz

Professora da Universidade Federal do Pernambuco(UFPE). Graduou-se em História pela Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE), fez seu mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE)  e seu doutorado em História Econômica do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo – USP. Atua principalmente nas seguintes áreas: Etno-história, Colonização Ibérica, Cartografia Histórica, História da Arte Brasileira, Patrimônio e Memória. Autora, entre outros livros, de: Paranambuco, poder e herança indígena. (2007)

Beatriz Helena Domingues

Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  e pós-doutorado em Estudos Latino-Americanos pela University of Maryland College-Park (USA) e em Estudos jesuíticos por Woodstock Theological Center, na Georgetown Univeristy (USA). Atua principalmente nos seguintes temas: Pensamento jesuítico, Richard Morse, Oswald de Andrade, Contra-Reforma no mundo ibero-americano e História dos Estados Unidos. Autora, entre outros livros, de: “Tão Longe, tão perto: a Ibero-América e a Europa Ilustrada(2007)”.

Bruno Boto Leite

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado pela UFRJ e Doutorado pelo Istituto Universitario Europeo de Florença. Atua principalmente nos seguintes temas: História Moderna, História de Portugal na época moderna, História da filosofia moderna em Portugal e História das modernas teorias médicas em Portugal.

Carlos Alberto de Moura Zeron

Professor da Universidade de São Paulo(USP). Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Histoire et Civilisations pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Atua principalmente nos seguintes temas: escravidão, Companhia de Jesus, história das missões religiosas, pensamento teológico-jurídico moderno e legislação indigenista. Autor, entre outros livros, de:  “Linha de fé. A Companhia de Jesus e a escravidão no processo de formação da sociedade colonial (Brasil, séculos XVI e XVII) (2011)”

João Pacheco de Oliveira

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: Índios Tikuna, Pesquisa Antropológica, Etnicidade, Etnologia Indígena, Amazônia e Identidade Nacional.

José Alves

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Pará , concluiu o mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutorou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Companhia de Jesus, Período Pombalino, ideologia, interpretações, organização, livro didático e ensino da história.

José Ribamar Bessa Freire

Atualmente é professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), onde orienta pesquisas de doutorado e mestrado e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indigenas. Obteve os diplomas de professor normalista pelo Instituto de Educação do Amazonas (1965), de graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), de. Especializado em Sociologie du Développement pelo IRFED, França (1971-72) e de Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Cursou o doutorado em Historia na École Des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França (1980-83). Foi professor no Programa de Maestria da Universidad Nacional de Educación, em Lima, da Faculdade de Educação da PUC-Peru e da Universidad Particular Ricardo Palma (1974-1976), bem como da Universidade Federal do Amazonas (1977-1986). Escreveu, organizou e coorganizou vários livros, entre os quais Rio Babel – a história das línguas na Amazônia (2011-2a. edição), Políticas de línguas no novo mundo (2012),Essa Manaus que se vai (2012), Línguas Gerais – Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial (2003), Os Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro (2009 – 2a. edição), Os índios em Arquivos do Rio de Janeiro (1995-1996) e A Amazônia no período colonial (2008 – 7a. edição).

Karl Heinz

Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Teologia pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Augustin, Alemanha, tem mestrado em Teologia com concentração em Missiologia  na Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Augustin, Alemanha ; fez doutorado em Teologia Dogmática  pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo-SP . Possui ainda mestrado em História Moderna e Contemporânea pela Université Paris IV (Paris-Sorbonne), França );e doutorado em História Moderna e Contemporânea  pela Université Paris IV (Paris-Sorbonne), França. Tem experiência na área de História, com enfoque em História Colonial da Amazônia. Autor, entre outros livros de:  Levar a luz de Nossa Santa Fé aos sertões de muita gentilidade : fundação e consolidação da missão jesuíta na Amazônia Portuguesa (século XVII) (2012)”

Luisa Tombini

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Autora, entre outros livros de: “O Vapor e o Botoque: imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/SC (1850-1926) (2007)”

Marcia Eliane Alves de Souza e Mello

Professora da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Possui graduação em história pela UFAM e doutorado em História pela Universidade do Porto. Atua principalmente nos seguintes temas: poder local, instituições coloniais, junta das missões, Amazônia colonial portuguesa e inquisição. Autora do livro: “Fé e Império. As Juntas das Missões nas conquistas portuguesas (2009)”.

Maria da Glória Porto Kok

Pesquisadora do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia da UNICAMP. Atua nas áreas de História Colonial, Antropologia e História Indígena. Autora, entre outros livros, de: “Memórias do Brasil: uma viagem pelo patrimônio artístico, histórico, cultural e ambiental”.

Maria Hilda Baqueiro Paraíso

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1971) com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia, Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em História da UFBA, membro de corpo editorial da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena e da Bahia, etnologia indígena, antropologia e relações interétnica.

Mauro Coelho

Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense em 1994, defendeu seu mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996 e doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo em 2006. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia, atua na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, na qual exerce a Coordenadoria de Pós-Graduação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

Silvana Godoy

Concluiu sua graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1995. Possuí ainda graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, concluída em 1990. Seu mestrado em História Econômica foi defendido na Universidade Estadual de Campinas em 2002 e atualmente é Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial, História Moderna e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: Império Português, colônia, história social e econômica das elites e escravidão indígena.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s